Lições do incêndio no Instituto Butantan (e da enchente em São Luis do Paraitinga).

O incêndio no Instituto Butantan foi uma triste tragédia. Quase todo o acervo de 85 mil exemplares de serpentes foi destruído. Mas ao menos parece que os Livros-Tombos, que contêm os registros de cada animal catalogado, se salvaram, apenas porque estavam em outro prédio.

Foi sorte.

O arquivo digital, que teria informações de todo o acervo do Prédio das Coleções, estava em um computador no interior do mesmo prédio que pegou fogo. E as cópias de segurança estavam no mesmo local!

Recentemente, o acervo dos cartórios de São Luis do Paraitinga também foram severamente comprometidos em razão de uma enchente que atingiu a cidade. A ação pronta e determinada das associações de classe impediu uma tragédia maior.

O episódio do incêndio no Instituto Butantan deve servir de mais um alerta para os notários e registradores.

É claro que informatizar um cartório, ou adotar um “registro eletrônico”, não é nem de longe apenas digitalizar os acervos, mas esse é um passo indispensável nos dias atuais. Os Livros-Tombos físicos salvaram-se por pura sorte, e a manutenção de cópias de segurança em um único local é inexplicável.

Fica mais um alerta para nós: a digitalização de todo o nosso acervo é uma necessidade premente, bem como a manutenção de cópias de segurança eficazes. Há vários meios, como DVD´s, discos rígidos removíveis, etc. Em São Paulo, a Arisp disponibiliza um sistema de backup online em seus servidores. Vale a pena conhecer o serviço.

Anúncios

Sobre Luciano Passarelli

Registrador Imobiliário. Mestre e doutor em Direito Civil (PUC-SP). Professor de Direito Notarial e Registral Imobiliário.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s